A partir das minhas atividades como gerador de conteúdo, quer através de meus posts nas mídias sociais, quer como consultor ou docente, cheguei a uma constatação empírica, mas que no meu entendimento se mostra como uma regra, governando as relações entre aqueles que geram conteúdo e os que o consomem.

Chamei esta constatação de Paradoxo da Aceitação-Valor.

Explico, imagine um gráfico no qual temos um eixo X representando o valor entregue pelo gerador de conteúdo, expresso pela complexidade do conhecimento transmitido.

Neste gráfico, o eixo Y representa a aprovação dos impactados pelo conteúdo, pertinente às suas impressões sobre o material transmitido.

Segue um esboço do gráfico a seguir:

Gráfico Aceitação vs Valor

Analisando o gráfico com mais atenção temos uma Zona 1 na qual o gerador de conteúdo se ocupa de fornecer conteúdos básicos, quase que “pasteurizados”, ou seja, sem aprofundamento, análise crítica, opiniões/posicionamentos.

A ausência de refinamento pode vir por dois motivos, por falta de background, ou para evitar polêmicas.

Mas há uma Zona 2, na qual o gerador de conteúdo se preocupa em trazer materiais mais complexos e densos, a fim de maximizar sua entrega de valor em termos de conhecimento transmitido.

Eis que entram em cena opiniões, correlações com outras disciplinas, análise crítica dos conceitos, ou seja, o gerador de conteúdo assume um papel de provocador sobre os que o assistem.

Bom, como para toda ação há uma reação, neste momento o gerador de conteúdo impactará pessoas que podem ou não gostar do material, pois ele se posicionou e, como é natural, as pessoas podem divergir.

A divergência é aceitável e desejável, a fim de, com os feedbacks recebidos, o gerador de conteúdo se aprimore…

Mas tem um probleminha aí, temos que alguns impactados se comportam como intolerantes, e passam para o ataque fazendo comentários sem sentido, alguns até agressivos…

Esses são os famosos haters, presentes nas redes sociais.

Por isso caro colega se você tem recebido feedbacks na forma de comentários mídias sociais, ou como avaliações de desempenho, que expressam um pouco do que falei, releve, com certeza há muitos que estão adorando seu material, preocupe-se com eles, a estes indivíduos você está agregando valor.

Quanto aos haters, deixe para lá…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!