Nossas Reflexões
Coletânea de artigos procurando trazer reflexões acerca dos temas foco de nossos estudos e trabalhos.
Até que ponto podemos atender o cliente?
Analisando o perfil do cliente com atenção, tal como sugerido por Osterwalder, A. et al (2014) na fig. 1, podemos ficar tentados a mergulhar fundo na saga de definir todas as necessidades explícitas e implícitas do cliente a fim de criar um produto e/ou serviço que...
“Estratégia operacional” ou seria “tática estratégica”?
O título do artigo na verdade foi colocado como uma provocação para a reflexão sobre estes conceitos (estratégico, tático e operacional), tão usados no linguajar corporativo que às vezes me pego pensando se as pessoas realmente sabem a real extensão de seus...
Criação de modelos de negócio promissores
Prosseguindo nos estudos sobre inovação em modelos de negócios, deparei-me com o processo de criação de modelos de negócios sugerido por Osterwalder e Pigneur em seu best seller Business Model Generation (Alta Books, 2011), o qual está estruturado em 5 etapas:...
Ponto de partida para análise de problemas
Muitos me perguntam por onde costumo começar quando me deparo com uma situação problema em um cliente, bom infelizmente sou obrigado a dar aquela resposta típica de consultor: “Depende”. Explico, dentro das organizações raramente nos deparamos com problemas...