Após quase 20 anos trabalhando com gestão de projetos em mais de 100 organizações, tomo a liberdade aqui neste artigo para trazer um conceito que chamo de Competencias Centrais necessárias para a devida gestão de um projeto.

Não quero aqui limitar o tema ao que vou mencionar, certamente o leitor trará para a discussão outras qualidades mas, depois de orientar e viver na pele como gestor de projetos em tantas indústrias diferentes e com equipes tão diversas, acho que encontrei um denominador comum, fruto dos muitos erros que cometi e presenciei.

Mas vamos lá, o que são tais competencias?

Primeiro, precisamos já ter em mente que projetos são iniciativas para resolver problemas (mesmo que seja explorar uma oportundiade, o que não deixa de ser um problema) dentro de organizações ou na sociedade.

Assim sendo, precisamos ter um profundo conhecimento do problema a fim de esmiuçá-lo, delimitá-lo, verificar o que é possível fazer em vista das restrições e, o que para mim é o mais importante, certificar-se que estamos na direção certa de sua resolução.

Chamo esta competência de Skin in the Game, ou seja, precisamos ter o problema em questão próximo de nós, seja como líderes do projeto, ou então um dos membros do nosso time deve estar diretamente ligado à situação em questão.

É esta proximidade que nos dará respostas rápidas se as soluções que estamos implementando com o projeto estão funcionando de fato…

Mas não basta ter Skin in the Game, um projeto nunca está em uma redoma, está dentro de um contexto, traduzido em um conjunto de stakeholders.

Precisamos entender como funciona este ambiente, em uma organização por exemplo, precisamos entender os processos e pessoas impactadas, a relação entre investimento/retorno do projeto e as limitações pertinentes a políticas, regulações e normas, ou seja, compliance.

A esta segunda competência costumo chamar de Business Awareness, exatamente como uma consciência deste ambiente no qual o projeto está inserido.

Por fim e, não menos importante, precisamos entender da tecnologia que vamos implementar, ou seja, se vamos trabalhar com um projeto relativo a marketing digital por exemplo, temos que ter na equipe pessoas com conhecimento da área para que, como muitas vezes já vi acontecer, não venhamos a ser enganados por fornecedores com promessas milagrosas…

A esta terceira competência dou o nome de Tecnology Background, este conhecimento será primordial em todas as decisões de natureza técnica que serão tomadas durante o projeto.

Assim, diante de novos projetos, procuro me certificar se estou devidamente cercado nestes três flancos e, se verifico que estou fraco em conhecimento em um ou dois pontos, vou atrás dele.

Se tenho tempo para entregar, eu mesmo cuido de me atualizar e compreender os pontos que não sei, se não tenho tempo, procuro me associar a quem entende, pois o que importa é a massa crítica de conhecimento do time envolvido na solução.

É assim que tenho conduzido a minha história de projetos em organizações, com esta prática tenho tido mais finais felizes e evitado erros tão comuns…

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